sexta-feira, 5 de maio de 2017

Entenda o que são estes homens ursos da comunidade gay



A primeira vez que o conceito de Bear (urso) apareceu publicamente, foi no artigo de George Mazzei para a revista The Advocate em 26 de julho de 1979.



Nosso amigo Urso


O artigo, que também trazia ilustrações do cartunista Gerard Donelan, categorizava tipos de gays e lésbicas relacionando-os com animais comumente vistos em zoológicos.

Com o nome Who’s who at the Zoo? (Quem é quem no zoológico), o artigo ainda relacionou gays a diversos animais como corujas, cisnes, gatos e outros.

Atentos a isso, Richard Bulger e seu parceiro Chris Nelson trabalharam para criar a revista Bear Magazine, lançada em 1987.

A revista deu ainda mais força para a tipificação proposta por Mazzei e ganhou ainda mais detalha-mento entre os fãs dos gordinhos peludos.




Contudo, a questão principal do da comunidade ursina ainda está na aceitação do seu corpo em opo-sição aqueles ideais de estética que vemos diariamente, ou seja, homens magros, musculosos e sem pelos.

Desse modo, a cultura ursina abriu para muitos homens gays a possibilidade de vivenciar sua sexua-lidade sem ter que mudar radicalmente sua aparência, gostos ou atitudes.






Na época de sua ascensão, por exemplo, o mundo ursino democratizou e abriu novas opções para homens americanos ruralistas, que não se achavam dentro do mundo gay urbanizado.

O conceito chegou ao Brasil no final da década de 1990, formando seus primeiros clubes e eventos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

Hoje a cultura dos ursos é bem difundida e cresce ainda mais neste momento em que há uma busca na moda por homens com barba, item fundamental na cultura ursina.

Aliás, o recente movimento estético do lumberssexual, inspirado no lenhador americano, já está presente na cultura ursina desde seu início.







Muitos ursos se inspiraram na estética do lenhador para compor seu visual e comportamento.

Mesmo o distanciamento que este homem tem ao exercer sua profissão, foi relacionado com a reclusão que os homens ursos tinham do universo gay, devido ao seu peso.

De modo geral, podemos entender o homem urso como o indivíduo que mantém seus pelos corporais e a barba.





Alguns podem ser bem gordos e pesados,  forte e musculosos, porém dentro da cultura ursina também existem os mais magros.


Com o crescimento deste movimento, seus adeptos foram ganhando alguns códigos para defini-los melhor dentro da cultura.

Comentem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários para mim!

Postagens mais visitadas