quarta-feira, 15 de março de 2017

Despedida de solteiro: veja 10 formas de evitar brigas





O nome já diz tudo: despedir-se da vida de solteiro é mesmo uma passagem importante na vida de um homem. No entanto, de acordo com Maria Claudia Lordello, sexóloga e psicóloga da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a despedida de solteiro já foi algo bem mais apimentado, fazendo jus ao nome do evento. Atualmente, ela indica, a probabilidade dos amigos do noivo curtirem mais a festa do que o próprio é bem grande.





Tudo culpa da liberação sexual, ela explica. "Essa história começou em uma época em que não havia relação sexual antes do casamento, então, existia uma espécie de despedida daquela vida. Hoje em dia não é mais assim, a maioria dos casais tem relações e por isso não existe tanto a necessidade de marcar essa data", acredita.

Ainda assim, muitos homens ainda passem por este momento e, alguns deles, precisam trabalhar pesado para convencer a noiva de que o evento não passará de uma noite de histórias. Segundo a psicóloga Blenda de Oliveira, que afirma já ter visto casamentos quase terminarem antes mesmo de começarem, o segredo de tudo está na negociação do casal. "A mulher não pode tolher a liberdade do homem, é perigoso começar uma relação dessa forma, porque isso dá margem para ele esconder várias coisas no futuro", observa.






Na opinião da especialista, a despedida de solteiro não oferece nenhum problema quando é encarada, apenas, como um rito de passagem, e não como uma desculpa para extravasar. "Ainda existe um mito em torno do casamento que é como se, a partir do 'sim', ele está amarrado paro resto da vida com a pessoa. Então é como se fosse a última chance de liberdade, o que é uma bobagem, porque o homem que quer trair pode fazer isso em qualquer lugar", reforça.




Para os que estão amarrados com mulheres mais possessivas, vale dar uma olhada nas dicas a seguir.

Não arranhe sua imagem


Muitas despedidas de solteiro reúnem, além dos melhores amigos, alguns parentes da noiva, como irmãos e primos. Neste caso, Maria Claudia avisa. "É preciso ter cuidado pra que a imagem do noivo fique preservada". Evite os excessos, que podem acabar passando uma imagem negativa.




Excesso de exposição



Colocar fotos nas redes sociais pode ser até algo saudável, segundo a psicóloga Blenda. "De alguma forma, a parceira precisa ter acesso a algumas fotos da despedida de solteiro, porque o grande problema é esconder".

No entanto, Maria Claudia acredita que é preciso pensar duas vezes antes de sair postando fotos comprometedoras, pois o excesso de exposição pode trazer problemas. "É um momento dos rapazes, que é vivido entre eles, as meninas têm que entender que é algo culturalmente aceito, que não vai comprometer a vida futura do casal", reforça.


De olho na abordagem


Chegar com imposição sobre a vontade de fazer uma despedida de solteiro é algo que chateia a maioria das mulheres. Maria Claudia explica que agir com respeito neste momento é primordial. "Uma boa seria chegar dizendo algo como 'estamos pensando em fazer uma despedida de solteiro', porque representa uma abertura para que ela diga o que pensa sobre essa situação."

Diálogo aberto: 


O consenso entre o casal sobre a ideia de se fazer uma despedida de solteiro é primordial para que as brigas sejam evitadas. "Se o homem não tem absolutamente nada a esconder e realmente a intenção dele é se divertir, não precisa rodear. Pode ser direto e tranquilo, e com isso pode ver qual a reação da namorada", explica Blenda.





Empolgação


Para Maria Claudia, o homem que insiste em deixar muito claro que no evento em questão vai haver um relacionamento sexual com outra mulher pode acabar arrumando problemas. "Na verdade, isso nem sempre acontece, mas indiretamente o contexto é esse. Então, quanto mais os homens ficarem comentando e ressaltando esse aspecto, mais vira uma provocação", ressalta.



Direitos iguais: 

Se o homem quer se despedir da vida de solteiro, por que não dar este gostinho também para sua noiva? A ideia de que ambos podem se divertir diminui a ansiedade e, consequentemente, a chance de brigas. "O homem precisa dar o direito também para a noiva fazer a despedida dela; isso pode até aumentar a confiança do casal. A partir do momento que você entende o direito do outro, está dando o direito a você mesmo", explica Blenda.

Amigos suspeitos


se a namorada tem aquela implicância com alguns dos amigos convidados pra despedida, a hora é essa para acabar com esse mal estar, segundo Blenda. "Talvez seja legal fazer uma despedida do casal, para que um conheça os amigos dos outros. De repente, quando eles se conhecerem, ela verá que o problema não é tão grande quanto ela imagina."


Lugares conhecidos


Outra dica para amenizar a "aura" que cerca uma despedida de solteiro é optar por fazer a festa em um local conhecido dos dois. "Escolher um lugar que o casal já conhece, e não necessariamente locais onde homens vão buscar mulheres e vice e versa. Que sejam lugares onde a intenção é realmente se divertir", sugere Blenda.

Um dia depois


Esconder os fatos não é algo interessante para quem está começando uma vida, mas para evitar atritos, vale medir as palavras. "É natural a mulher ter curiosidade de saber o que aconteceu. Mas não vale a pena ficar afrontando ou desrespeitando a noiva", indica Maria Claudia.

Piadinhas que só você e seu amigo entendem também podem acabar provocando a fúria feminina. "A despedida de solteiro é uma situação de exclusão para a mulher, porque é algo que pertence só aos rapazes. Por isso, os meninos têm que tomar cuidado para não reforçar mais essa situação", conclui Maria Claudia.

Despedida light


Se depois de todas essas dicas e conversas a expressão "despedida de solteiro" ainda for tema de discussão entre o casal, vale tentar algo mais light. "O famoso chá bar é a junção da despedida dos dois. Também é um ritual de passagem, mas é uma coisa mais moderna, pois permite que os dois lados festejem", sugere Maria Claudia.


Comentem : 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários para mim!

Postagens mais visitadas