domingo, 18 de dezembro de 2016

Diferença entre amor e paixão

Uma pessoa que está amando se comporta de forma diferente da que está apaixonada? 




O psicólogo e neuropsicólogo Fábio Roesler, da Clínica de Cefaleia e Neurologia Dr. Edgard Raffaeli, diz que sim. "O amor, normalmente, está relacionado a um sentimento bonito, estável e sereno, mais controlável e menos temido, enquanto a paixão nos invade, domina nossos pensamentos, é tida como arrebatadora, turbulenta e, muitas vezes, sofrida", explica.










No entanto, é difícil estabelecer que um dos sentimentos tenha mais valor que o outro, já que cada um possui suas particularidades. "No período medieval, a paixão era considerada uma doença para a maioria das pessoas. Já para os românticos era uma forma, talvez a única, de se relacionar amorosamente", diz.




Paixão



A principal característica das pessoas apaixonadas é que elas passam a enxergar no outro aquilo que desejariam que ele fosse, e não o que ele realmente é. "O parceiro é idealizado e transformado em um personagem", afirma o especialista.









Ele diz ainda que apesar de algumas pesquisas apontarem que a paixão dura pouco (cerca de seis meses), não é possível determinar um tempo cronológico específico, já que cada história é individual e particular.

Amor


Em um determinado momento, a paixão se transforma em amor, que parece ter uma vida mais longa. "Quando isso acontece, primeiramente ocorre uma quebra da fantasia criada em relação ao parceiro, que deixa de ser uma projeção e passa, lentamente, a ser visto como ele é, com seus defeitos e suas virtudes, e o amamos mesmo sabendo que ele não é perfeito ou completo", finaliza.




O amor é, principalmente, uma relação de troca, onde os parceiros crescem e ao crescerem se tornam fortes, mais seguros e podem desenvolver melhor suas outras atividades da vida na qual se dedicam.

As pessoas devem esperar do amor aquilo que ele pode oferecer ao invés de esperar do amor aventuras mirabolantes, pois aí se decepcionam.







Um pouco disso é culpa dos romances e das novelas, em que a tensão é curtida com o fatídico “foram felizes para sempre”. Essa paz e harmonia os filmes não mostram, as novelas desprezam. História de amor bem sucedido e feliz não dá ibope, não dá história alguma.

Enfim a paixão no meu ponto de vista é um passo, um degrau para o amor, faz parte de nossa existência como mulheres, uma evolução dos nossos sentimentos com o nosso companheiro(a).


comentem:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários para mim!

Postagens mais visitadas